Atividade – 9º Ano

Caros alunos,

A atividade a seguir é a publicação de um comentário sobre o seguinte assunto: Cartografia e Poder. Para isso, gostaria que vocês lessem o material indicado abaixo e assistissem ao vídeo que é pedido nos sites.

Na sequência, responda às seguintes questões:

1) Como a cartografia possibilita a difusão de posições etnocêntricas?

2) O que são projeções cartográficas?

3) Descreva as técnicas de projeção cartográficas aplicadas para os fins da questão 1.

Na sequência, você deve comentar o questionamento de um colega. No máximo uma repetição por aluno.

Um grande abraço,

Prof. Bruno

Leitura páginas 55 a 59.

http://portugalmundial.com/2013/12/o-mapa-mundi-a-mentira-a-que-ja-nos-habituamos/#

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

15 respostas para Atividade – 9º Ano

  1. Matheus Kawano disse:

    1-Aumentando o tamanho dos países desenvolvidos e diminuindo o tamanho dos subdesenvolvidos.
    2-Projeções cartográficas são representações da superfície do planeta.
    3-Aumentando os espaços geográficos entre os meridianos adjacentes com a longitude.

    • Matheus, a questão 1 está respondendo de uma forma direta e pontual, sem levar em consideração os efeitos desse exemplo que você está dando. A questão dois está absolutamente errada e a três tem a ver com o que respondeu na questão um.

  2. Nicole disse:

    Nicole Sakaue

    1- Através da cartografia, muitos europeus com pensamentos etnocêntricos , espalharam a ideia de etnocentrismo, demostrando que a raça deles era superior, falando que a Europa era o maio continente e o que está acima de todos. Esse pensamento, fez com que cartógrafos produzissem mapas em que a Europa fosse muito maior do que a América do Sul, mesmo não sendo.
    2- Projeção cartográfica é um mapa, em que cartógrafos expunham suas idéias de como o mundo era, através de estudos, e fatos reais que eram comprovados. Mas isso não significa que uma projeção cartográfica não tinham erros, como a projeção mercator, que demostrava a ideia de etnocentrismo, no qual a Europa era maior do que o real e acima de todos os outros continentes.
    3- Com o pensamento etnocêntrico, europeus (a maioria) tinham um pensamento fervoroso sobre isso, em que eles se sentiam acima de tudo isso, com isso, muitos cartógrafos europeus projetaram mapas que demonstravam esse pensamento (exemplo: mercator)

  3. Robert Harada disse:

    1- A cartografia possibilita isso através de mapas desiguais na qual um pais ou continente ser maior que os outros por ter um poder politico maior em relação aos outros.
    ex: no mapa mundi atual o hemisfério norte esta maior que o hemisfério sul , mesmo que o hemisfério sul seja maior em relação de território.

  4. Bial disse:

    2- A cartografia pode ser definida como um estudo de operações técnicas, artísticas e científicas que define um espaço onde vive o ser humano e normalmente é feita em mapas.

    (continuo depois)

  5. Leila Hadba disse:

    1- A cartografia possibilita a difusão deposições etnocêntricas pois nos mapas há o aumento de alguns países em relações a outros, como por exemplo os Estados Unidos em relação ao continente africano e também a o fato de que os países do Norte estão em cima, passando a ideia de os países do norte são superiores aos do Sul.
    2- Projeções cartográficas são a base dos mapas e fazem com que haja menos erros nos mapas.
    3- Acontece que nessas projeções cartográficas as áreas que estão ao Norte e ou na região polar são aumentados.

  6. Biak disse:

    1- A cartografia possibilita a difusão de posições etnocentricas, através de mapas desiguais que aumentam o tamanho de países do norte (geralmente desenvolvidos) como os EUA e diminuem alguns países do sul (subdesenvolvidos) como a África. Mesmo a África tendo um território maior que o dos EUA
    2- Projeções cartográficas são representações do território ou da superfície da Terra. Geralmente são usados como base de mapas para não haver erros.
    3- Na projeção do Mercator, o espaço geográfico entre os meridianos adjacentes aumenta com a longitude, como consequência, a escala do projeto aumenta também com a latitude, tornando-se infinita nos polos norte e sul, o que impede a sua representação. Portanto transmitindo uma imagem irreal e desigual do planeta.

  7. Nicole Sakaue disse:

    1- a cartografia, utiliza um método etnocentrico, em que posiciona os países subdesenvolvidos abaixo e menores, já a Euroupa, EUA, estão acima, e são maiores, menos tendo um espaço menor que uma boa parte dos países subdesenvolvidos

  8. Carolina Arissa disse:

    1- A cartografia possibilita a difusão de posições etnocêntricas através do manejamento de mapas que levam a uma visão de que países europeus, asiáticos e norte americanos são maiores, com intuito de demonstrar seu poder, que no caso seria tanto econômico, cultural, quanto territorial. Sendo que, na verdade, os países do hemisfério sul são maiores do que os do hemisfério norte.
    2- As projeções cartográficas são maneiras de representar o planeta através de mapas. O planeta pode ser retratado de diversas maneiras.
    3- No caso da projeção de Mercator, existe a ampliação do hemisfério norte e diminuição do hemisfério sul através de alterações nos paralelos e meridianos. A visualização desse mapa não é uma completa mentira, apenas uma maneira de enxergar o planeta, que favorece os países desenvolvidos. Para fazer outros povos acreditarem que são superiores em todos os sentidos.

    • Isabella Mari Ono disse:

      Concordo com o que você diz. Nos mapas, dá para perceber claramente que o tamanho dos paises estão modificados. E que fazem isso para demonstrar seu poder em comparacão dos outros paises “menores”.
      E também concordo que o mapa de Mercantor não é uma completa mentira pois, é a visão de uma pessoa, e na visão da pessoa isso pode ser a verdade. Talvez, se fossemos nós fazendo este mapa feriamos com o Brasil no centro superior da Terra pois é como enxergamos nosso planeta, sendo nosso o melhor, e é a nossa visão (Dos brasileiros), não pode ser considerada uma mentira.

  9. Alissa Hibino disse:

    1-Dependendo como você faz, por exemplo se fizer o mapa com forma de triangulo a Russia poe ser menor que a Africa. Mas os geografos europeu “deixa” a europa maior porque quanto mais terreno mais “rico” é´o pais.
    2- Projeções cartográficas são varia maneiras de mostrar a Terra.
    3- Você pode “mexer” com a Terra e mostrar não é uma mentira o nosso planeta porque depende do jeito que você deixa. Dependendo do jeito podemos ver que o Brasil é maior que os Estados Unidos

  10. Bial disse:

    1- Os mapas não são iguais, e uma das causas disso é o etnocentrismo do “criador” do mapa. Um exemplo é a proporção dos países no mapa que mais utilizamos (Mercator), por exemplo, os Estados Unidos é ilustrado como um pais enorme, porém o continente africano é maior, e isso não é algo que conseguimos perceber através desse mapa. Outo exemplo, no mesmo mapa, é o modo como é colocado os paises, como a Europa é colocada no topo do mapa. A explicação é porque na época que o mapa foi “criado”, os europeus se achavam superiores aos outros. O mesmo ocorreu em um mapa onde o leste ficou no topo, pois por influencia da igreja, o leste era considerado o paraíso.

  11. Isabella Mari Ono disse:

    1- A cartografia possibilita a difusão de posicões etnocentricas ao modificar o tamanho dos paises. Os paises desenvolvidos sao apresentados maiores e mais acima dos paises subdesenvolvidos.

    2- Projeções cartográficas são representações da Terra.

    3- Na projeção de Mercator os paises do hemisferio norte são aumentados e os paises do hemisfério sul sao diminuidos para representar o poder de influencia economica dos paises. Os paises desenvolvidos sao representados maiores enquanto os paises subdesenvolvidos são representados menores do que são na verdade.

  12. Isabella Mari Ono disse:

    1- A cartografia possibilita a difusão de
    etnocentricas ao modificar o tamanho dos paises. Os paises desenvolvidos sao apresentados maiores e mais acima dos paises subdesenvolvidos.

    2- Projeções cartográficas são representações da Terra.

    3- Na projeção de Mercator os paises do hemisferio norte são aumentados e os paises do hemisfério sul sao diminuidos para representar o poder de influencia economica dos paises. Os paises desenvolvidos sao representados maiores enquanto os paises subdesenvolvidos são representados menores do que são na verdade.

  13. Bial disse:

    3- A europa “criou” o mapa mercator, então ao ilustrar os paises, fez o hemisfério norte maior. Para “mostrar” que o hemisfério norte é superior, mas quando comparado com o tamanho real dos países, conseguimos perceber que essa proporção do mapa não é a real.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s